Quimica relatorio
Química Geral
Relatório
Setembro de 2015.
1. INTRODUÇÃO:
No dia 14 de agosto de 2015 a Professora Rosane Maria Kaspary separou a turma em grupos para uma aula pratica, onde realizamos o primeiro experimento do semestre. A professora, explicou para turma, um pouco sobre cada material que iriamos utilizar para tal experimento, nos explicou também como iriamos utilizar os materiais no experimento em questão.
2. MATERIAL E MÉTODOS:
3.1 Pipetas: equipamento calibrado para medida exata de volume de líquidos e soluções. Diferentemente da proveta, que conterá o volume desejado, na pipeta deixamos escoar.
O volume necessário à nossa experiência Existe dois tipos de pipetas: pipeta graduada pipeta volumétrica. A primeira é usada para escoar volumes variáveis
Enquanto a segunda é usada para escoar volumes fixos de líquidos ou soluções Em termos de exatidão de medida, a pipeta graduada possui uma exatidão menor que a Volumétrica.
3.2.1 Técnicas do uso de pipetas.
3.2.2 Mergulha-se a pipeta, limpa e seca, no líquido (ou solução) a ser medido.
3.2.3 Aplica-se a sucção (com a boca, pêra de borracha ou pró-pipete, conforme o material a ser pipetado) na parte superior da pipeta, aspirando líquido (ou solução) até um pouco acima da marca. Nesta operação, a ponta da pipeta deve ser mantida sem pré-mergulhada no líquido (ou solução), caso contrário será aspirado ar.
3.2.4 Fecha-se a extremidade superior da pipeta com o dedo indicador. Relaxando levemente a pressão do dedo, deixa-se escoar o líquido (ou solução) excedente, até que a parte inferior ( ou superior), dependendo do líquido ou solução utilizado) do menisco coincida com a graduação desejada.
3.2.5 Remove-se a gota aderente à pipeta, tocando a ponta desta na parede do frasco utilizado para receber o líquido (ou solução) excedente.
3.2.6 A seguir, encosta-se a ponta da pipeta na parede interna do recipiente destinado a receber o