quimica relatorio
A sacarose é o constituinte principal do açúcar de mesa, que utilizamos no nosso dia a dia. A maioria, se não a totalidade dos açucares são substâncias quirais (a molécula possui um átomo de carbono assimétrico, ou seja, esta ligada a 4 grupos diferentes), isto é fazer rodar o plano de polarização da luz polarizada.
O aparelho utilizado para medir a rotação especifica, que é uma constante físico-química das substâncias, é o polarímetro. Nele a luz monocromática ordinária entra através de um prisma (o polarizador) e é convertida em luz plano-polarizada que atravessa a célula de amostra e chega a outro prisma, de Nicol, o chamado analisador. Sua orientação fixa ao plano que serve de origem aos ângulos. O prisma analisador pode ser girado à vontade e quando atinge a orientação adequada, toda luz que a ele chega é capaz de atravessá-lo. A noventa graus dessa orientação a luz não pode atravessá-lo por não esta vibrando neste plano e o campo do visor fica escuro. Para rotações entre essas duas situações a luz é parcialmente transmitida, os ângulos correspondentes podem ser lidos em um dispositivo semelhante a um transferidor.
Quando o tubo de amostra esta vazio, o máximo de luz transmitida ocorre para um ângulo de rotação do analisador de 0°, o valor dessa rotação depende da concentração da solução, do comprimento do tubo de amostra, da temperatura, do comprimento de onda da luz utilizada e do solvente. Esta rotação pode ser direta (sentido dos ponteiros do relógio, positiva) ou inversa (sentido posto, negativa), o que faz dela então uma característica do composto examinado, desde que as demais variáveis sejam mantidas constantes.
O polarímetro entre outras funções é utilizado para medir o grau de rotação das moléculas quirais. Esse grau de rotação molecular pode alterar completamente as características de uma substância.
As usinas de açúcar utilizam o polarímetro para avaliar a quantidade de sacarose / glicose presente em uma amostra durante o processo de