QUIMICA PRATICA 3
CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI
ANA CAROLINE LIMA DE MELO SOUSA
GISELE CRISTINE ARAUJO NASCIMENTO
MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E DENSIDADE
PIRIPIRI-PI
2015
ANA CAROLINE LIMA DE MELO SOUSA
GISELE CRISTINE ARAUJO NASCIMENTO
MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E DENSIDADE
Relatório apresentado à Christus Faculdade do Piauí, como requisito para obtenção de nota na disciplina Química Geral e Inorgânica do curso Bacharelado em Farmácia. Sob a orientação da Profª. Mestra Maria Auxiliadora Mendes Liberal de Brito.
PIRIPIRI-PI
2015
RESUMO
Trata-se de um relatório de Química Geral e Inorgânica que ensina como devem ser calculados as medidas de massa, volume e densidade, usando corretamente as vidrarias necessárias e uma balança analítica. O seu objetivo é manipular corretamente a vidraria disponíveis para determinação de volume; analisar a exatidão dos recipientes volumétricos; relacionar as medidas de massa e volume com uma propriedade específica de substâncias; sequenciar um dado experimento e verificar precisão de medidas. De acordo com os resultados pode se observar que certas vidrarias não são tão precisas quanto outras, como o erlenmeyer e a bureta. Observou-se que para cada situação deve ser usada uma vidraria adequada, além da cautela ao manusear a mesma para usar de toda sua exatidão e precisão.
Palavras Chave: Precisão.Exatidão.Manipular.Bureta.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 MÉTODO 6
2.1 Materiais 6
2.2 Procedimento experimental 6
3 RESULTADO E DISCUSSÃO 7
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS .................................................................................................10
APÊNDICE 11
1 INTRODUÇÃO
Para poder medir, comparar, tentar entender como ocorre as transformações naturais e, então, poder reproduzi-las em laboratório, os químicos utilizam uma série de grandezas físicas, como volume, massa e densidade. (FONSECA, 2010, p. 21)
Medir é obter um