Quimica orgânica
Função Orgânica: é um conjunto de substâncias com propriedades químicas semelhantes (propriedades funcionais)
Grupo funcional: é o átomo ou grupo de átomos responsável(eis) pelas propriedades químicas dos compostos pertencentes a uma determinada função química.
A nomenclatura orgânica oficial começou a ser criada em 1892 em um congresso internacional em Genebra, após várias reuniões surgiu a nomenclatura IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada).
A nomenclatura IUPAC obedece aos seguintes princípios:
I. Cada composto tenha um único nome que o distinga dos demais;
II. Dada a fórmula estrutural de um composto, seja possível elaborar seu nome, e vice-versa.
Obs.: Apesar de a nomenclatura IUPAC ser a oficial, existem outros tipos de nomenclatura como por exemplo a nomenclatura usual.
As substâncias orgânicas com propriedades semelhantes são agrupadas, elas podem até possuir características estruturais comuns, mas se diferenciam pelo grupo funcional.
Estas substâncias recebem a denominação de funções orgânicas , seus grupos funcionais são :
Funções oxigenadas – aldeídos, cetonas, ácidos carboxílios, ésteres, éteres, álcoois;
Funções nitrogenadas – aminas, amidas;
Funções halogenadas – haletos;
Função hidrogenada – hidrocarbonetos.
Esta classificação surgiu da necessidade de organizar o grande número de compostos orgânicos em classes subdivididas que obedecem a propriedades químicas comuns.
Funções Oxigenadas
Funções oxigenadas são os grupos formados a partir da mistura dos átomos carbono, com o oxigênio. As funções oxigenadas tem uma série de produtos, por causa da facilidade do carbono formar cadeias e do oxigênio obter características organogênicas.
ÁLCOOL
Álcool é toda substância orgânica que contém um ou mais grupos oxidrila ou hidroxila (OH) ligado diretamente à átomos de carbono saturados.
Representa-se, em geral, um monoálcool assim:
[pic]
Onde:
R =