quimica organica
Existem dois grandes grupos de hidrocarbonetos, nomeadamente os hidrocarbonetos aromáticos (os quais contêm, pelo menos, um anel benzénico) e os hidrocarbonetos alifáticos (que não contêm nenhum anel benzénico e as suas cadeias carbonadas, podem ser abertas ou fechadas e qualquer delas pode ser ramificada ou linear).
Exemplos:o metano é um gás representado pela fórmula química CH4, incolor, de odor fraco a levemente adocicado, altamente inflamável, estável, praticamente insolúvel em água e solúvel em solventes orgânicos (álcoois, benzenos, ésteres e gasolina). Trata-se do composto mais simples e abundante do grupo doshidrocarbonetos.
Formula: imagem
Nome vulgar: utilidades existem diversas aplicações para o gás metano. Um exemplo é a sua utilização como matéria prima para a fabricação de etanol, dióxido de carbono, cloreto de metila, amônia, diclorometano e acetileno.
Propano:
O propano é um hidrocarboneto, de fórmula C₃H₈ (três carbonos unidos por ligação simples). Em suas condições ambientais é um gás incolor, inodoro (cheiro comum de gás natural), inflamável e não tóxico. Possui baixo ponto de fusão (-187,7°C) e baixo ponto de ebulição (-42,1°C). É obtido através da destilação do petróleo bruto.
Formula: C3H8
Nome vulgar:
Utilização: Em seu estado puro, o propano é vastamente utilizado na refinação de petróleo, em operações de processamento de gases, como refrigerante químico, solvente seletivo para remover componentes de asfalto das frações de óleo cru com pontos de ebulição mais altos ou como fonte de combustível para motores de automóveis, locomotivas,empilhadeiras e em aparelhos de aquecimento. Quando misturado com butano, forma a base do gás liquefeito de petróleo, mais conhecido como gás de cozinha, que pode ser aplicado de diversas formas tanto nas residências