Quimica organica
A substância (ácido benzóico) estava pulverizada, e foram feitos três capilares com cerca de 3mm da substância. O capilar tem de ser solto em um tubo de vidro para que a substância “entre” totalmente no capilar.
O capilar foi fixado com o auxílio de um anel de borracha no termômetro para ser registrado as medidas de temperatura. Colocado no tubo de Thiele, previamente com a glicerina e o Bico de Bunsen aceso, foi realizada a primeira medida: a temperatura inicial era de 24 °C (com ar condicionado ligado), e a temperatura do ponto de fusão registrada foi de 122 °C em cerca de cerca de 24 minutos e 41 segundos.
Na segunda medida, a temperatura inicial era de 30 °C (com o ar condicionado desligado), e a temperatura do ponto de fusão registrada foi de 123 °C em cerca de 19 minutos e 17 segundos.
Na terceira medida, a temperatura inicial era de 90 °C, e a temperatura do ponto de fusão registrada foi de 123 °C em cerca de 8 minutos e 10 segundos.
1. INTRODUÇÃO
Entende-se por ponto de fusão a temperatura em que uma substância passa do estado sólido passa o estado líquido, à determinada pressão. Por exemplo, a água pura passa do estado sólido para o estado líquido, sob pressão de 1 atm, à temperatura de 0 ºC. Diz-se assim que o Ponto de Fusão da água pura é 0 ºC. O ponto de fusão de uma substância, a uma determinada pressão, é um valor constante, fator característico de uma substância pura, e por isso a sua determinação constitui um dos métodos pelo qual pode-se calcular o grau de pureza desta substância. Com isto, se ao determinamos o ponto de fusão de uma substância que pensamos ser pura e durante a sua fusão existirem variações de temperatura superiores a 1oC, essa substância não pode ser considerada uma substância pura.
O ponto de fusão de uma substância pura é a temperatura em que a fase sólida e a fase líquida coexistem, ou seja, entram em equilíbrio. Neste ponto, um acréscimo de energia