Separando uma Mistura
Experimento 1
Nome do aluno: Tarcísio Miguel Ferreira dos Anjos
Departamento de Química Fundamental, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil
Professor: Diego de Paula Santos
Data da prática: 26/08/2011; Data de entrega do relatório: 09/09/2011
Resumo
Foi separada uma mistura de areia, ácido benzóico, óleo mineral e acetato de etila usando vários métodos de separação, cada um dependendo das características das substâncias que queríamos separar. Foram obtidos cristais de ácido benzóico purificados por recristalização.
Palavras chaves: separação, filtração, destilação, ácido benzóico, derivatização, cristalização, fusão.
Sumário
Resumo 1
Sumário 1
Introdução 1
Procedimento Experimental 2
Resultados e Discussão 2
Conclusão 4
Referências 4
Questões 5
Introdução
A importância dos métodos de separação de misturas e purificação é fundamental para um químico. As misturas estão mais presentes no mundo à nossa volta do que o que imaginamos. O ar, a água do mar, os medicamentos, os perfumes e o sangue são exemplos de misturas e os químicos precisam poder especificar a composição delas.
As misturas são classificadas como heterogêneas quando podemos reconhecer componentes diferentes a olho nu ou com a ajuda de um microscópio e como homogêneas quando as moléculas ou íons presentes estão bem dispersos com composição constante em toda a amostra, não sendo possível identificar fases ou partículas separadas.[1]
As técnicas de separação mais comuns são a filtração, extração, destilação, sublimação, cristalização, precipitação e cromatografia. O uso de cada técnica depende da natureza da mistura, das substâncias presentes e das quantidades relativas dos componentes.
Neste experimento separamos uma mistura de areia, ácido benzóico, óleo mineral e acetato de etila combinando várias técnicas de separação, como filtração, extração por solvente, destilação, assim como a recristalização, que é uma técnica de purificação.