Quimica Organica
Todos os compostos orgânicos apresentam carbono em sua constituição e, além deste, aparecem frequentemente hidrogênio, oxigênio e nitrogênio que são chamados de elementos organógenos. O enxofre, pela maioria dos autores, não é considerado elemento organógeno, mas participa de um grande número de compostos. O carbono pode ser pesquisado com auxílio de um desidratante ou através de reações de combustão. A identificação do hidrogênio faz-se sob a forma de água, e também pode ser observada juntamente com a pesquisa do carbono. Utiliza-se o papel de cloreto de cobalto que anidro possui a coloração azul e hidratado é vermelho.
Nas substâncias líquidas, o oxigênio é pesquisado por intermédio do iodo, através de coloração característica.
O nitrogênio é identificado sob a forma de amônia, que é reconhecida pelo odor característico e pela modificação do papel tornassol umedecido com água.
O enxofre pode ser determinado qualitativamente, após a pirólise reativa na presença de sódio metálico, utilizando-se o nitroprussiato de sódio. A presença é confirmada pelo aparecimento da cor violeta intensa.[1]
E essas pesquisas dos elementos então descritas nas práticas a seguir
2.Resultados PRÁTICA 1: ESTUDO DOS ELEMENTOS ORGANÓGENOS Procedimento 1: Pesquisa de Carbono
Colocou-se em uma cápsula de porcela duas pontas de espátula de açúcar e após adicionado 1 mL de ácido sulfúrico concentrado. A solução inicialmente ficou amarelada e com o passar to tempo preta.
C12H22O11 + H2SO4 12 C + 11 H3O+ 11 HSO-4
Colocou-se em uma cápsula porcelana 2mL de etanol e foi aproximado um fósforo para que os vapores entrassem em combustão.
CH3CH2OH + 3 O2 2 CO2 + 3 H2O
Durante a combustão foi adicionado 2mL de água de cal e observou-se que a solução ficou esbranquiçada (formação de CaCO3).
Ca(OH)2 + CO2 CaCO3 + H2O
Queimamos naftaleno na capela, onde pudemos perceber o