quimica organica
Conhecer os instrumentos do laboratório
Determinar e efetuar de maneira correta a leitura em instrumentos de medida de massa, volume e temperatura.
Comparar a sensibilidade de diferentes instrumentos de mesma capacidade. Utilizar adequadamente o bico de Bunsen.
2- Fundamentação Teórica
2.1) Pesagens
A técnica de pesagem depende do tipo de balança usado, mas alguns procedimentos são gerais. Os pratos da balança devem estar limpos e secos. Em alguns casos é preciso nivelar a balança, girando-lhe os pés frontais até a bolha do nível ficar em posição central. Antes de iniciar a pesagem deve se zerar a balança. A carga máxima da balança deve ser verificada. Após esses cuidados, pesa-se o recipiente que será usado (vidro de relógio, béquer, pesa-filtro ou papel de filtro), o qual deve estar limpo e seco. A massa obtida deve ser somada a massa desejada do reagente sólido, ou zera-se a massa do recipiente. Com a espátula limpa e seca, retira-se o sólido do frasco que o contém, colocando-o no recipiente de pesagem, sem deixar que caia no prato da balança. A operação deve ser repetida até que se leia na escala a massa desejada. Caso essa massa seja ultrapassada, deve-se retirar com a espátula, pequenas quantidades do sólido até atingir a massa desejada. Retira-se o recipiente contendo o sólido pesado do prato da balança (se for elétrica, deve ser desligada). O prato deve ser limpo e a balança zerada.
2.2) Volume
A medida correta de volumes é fundamental para o sucesso do trabalho no laboratório de química.
Para a medida de volumes, há dois tipos de instrumentos: Graduados e Aferidos. Os aferidos medem um único volume e são em geral, mais precisos. Os graduados, porém, permitem medir vários volumes e um deles, a bureta, é de alta precisão.
De um modo geral, para medidas precisas usam-se pipetas, buretas e balões volumétricos, os quais constituem o chamado material volumétrico. Aparelhos volumétricos são calibrados pelo fabricante e a