Quimica organica
Química Orgânica
Nome: Andressa Lamana Waschburger e Monique Blank
Turma: 231
Série: Terceiro Ano do ensino médio
Viamão, 19 de março de 2013
-A Química Orgânica
Com os estudos, ao longo dos anos, da química orgânica, que é uma divisão da química, foi possível determinar as estruturas das substâncias e conhecendo a estrutura de um composto foi possível produzi-lo por meio de reações químicas, o que provocou uma evolução na indústria farmacêutica da época, como também com o tempo na alimentícia entre outras.
As substâncias orgânicas já existiam na pré-história como o álcool etílico, o qual surgiu da primeira fermentação do suco de uva e existem descrições na Bíblia relativas à sua produção, como também da produção do vinagre a partir do vinho. Os corantes como o Índigo e a alizarina que eram usados pela Civilização Egípcia são de origem orgânica como também um outro corante cor púrpura utilizado pelos Fenícios. Isso mostra que desde o começo das civilizações o Homem já possuía certo conhecimento, mesmo “sem saber” de tal, da química orgânica.
Em 1675 Nicolas Lemenv classifica os compostos em oriundos do reino animal, vegetal e mineral. O reino vegetal como o animal é constituído por seres vivos ou orgânicos e o mineral por matéria inerte. Na antiguidade as substâncias encontradas na natureza eram dividas nesses três grandes reinos e com o desenvolvimento da Química Tradicional e o estudo das substâncias encontradas no seres vivos, de Torben Olof Bergmann no século XVIII em 1777 ele dividi a química em duas partes:
- A Química Orgânica que estudava os compostos obtidos diretamente dos organismos vivos.
- E a Química Inorgânica que estudava os compostos de origem mineral.
Em 1784 Antoine Lavoisier descobriu a constância de C e H nos compostos ditos orgânicos, ele percebeu que todos os compostos orgânicos descobertos até então continham um átomo de Carbono (porém