Quimica na atualidade
Quimica no dia-dia
Um exemplo muito visto e muito utilizado por várias pessoas, é a Televisão de Plasma. Essas telas feitas de um líquido chamado Plasma, que são uma composição de gases nobres compostos em minúsculas células revestidas por fósforo, ou seja, os gases nobres são literalmente queimados nas cores primárias que agem como lâmpadas fluorescentes microscópicas, emitindo luz ao serem ionizadas pelo campo elétrico.
Os LEDs não fogem na discussão, eles são diodos semicondutores que é a junção de P-N que quando energizado emite uma luz visível. Ela não é monocromática, que parecem lasers, mas possui uma taxa bem grande de elétrons. O processo que eles fazem para a condução dessa energia se chama eletroluminescência, e é muito aplicada em celulares, TVs, e aparelhos eletrônicos.
A química também está presente em nossa vida diária por meio de uma grande variedade de produtos como: os alimentos, as fibras naturais e sintéticas utilizadas no vestuário, os sabões e os detergentes, os combustíveis, os cristais líquidos dos mostradores dos relógios, os perfumes e todos os produtos cosméticos, as fotografias, além de muitos outros. Assim, a Química está intimamente relacionada com o desenvolvimento social e tecnológico da sociedade humana, principalmente nos últimos séculos.
Os cosméticos são um excelente exemplo de como as descobertas da Química fazem parte do nosso dia a dia. De facto, só a leitura da composição de qualquer comum cosmético pode tornar-se numa aula de química: água, emulsionantes, conservantes, espessantes, estabilizadores de pH, corantes e fragrâncias várias, combinados em diferentes proporções, para diferentes objetivos.
A utilização de cosméticos – ou seja, compostos químicos destinados a melhorar a nossa aparência – não é um fenómeno recente. Consta que a rainha egípcia Cleópatra tomava banho em leite, como forma de manter a pele bonita e macia. O que provavelmente até resultava, porque está comprovado