A importância da química na atualidade
A Química está presente ativamente em vários setores de nossa modernidade. São eles: combustíveis, plásticos, tintas, saúde, alimentos, petroquímica, corantes, adesivos, bebidas, materiais de limpeza, etc. Sabendo aproveitá-la da melhor maneira possível, nos trará grandes benefícios, como o a aperfeiçoamento dos confortos humanos e declínio do número de mortes devido à evolução da medicina.
Ao contrário, com base na extração inadequada das substâncias químicas existentes na natureza e visando somente interesses políticos e econômicos, sem se preocupar com efeitos indesejáveis e prejudiciais, ocasionarão doenças e morte de vidas aquáticas, tendo como principal causadora a poluição. Através disso, comprovamos que essa ciência está presente em praticamente tudo que aproveitamos para viver. Basta notarmos embalagens de alimentos, rótulos de produtos de limpeza, etiquetas de roupas, bulas de remédio, os quais indicam que contêm substâncias químicas envolvidas. Muitas empresas ainda querem iludir uma boa parte da população, insistindo em vender alimentos isentos de química, uma grande mentira, pois tudo que existe no mundo é formado por matéria química. Na saúde, a química é aplicada desde as análises clínicas até à imagiologia. Ela está profundamente relacionada com a área da saúde e medicina, pois a química permite estudar os órgãos, os ossos, a pele, o sangue, morfinas, etc.
Do ponto de vista da sua composição e funcionamento, interligando-se assim com a biologia, para achar curas para doenças atualmente incuráveis, como por exemplo, a doença sexualmente transmissível da SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), tendo em conta os conhecimentos em termos da química do nosso corpo assim como a biologia humana.
A química também é utilizada na concepção de medicamentos e vacinas, que nos permite combater as doenças e epidemias. O estudo sobre o câncer, desde seus vários tipos, sintomas, tratamentos,