Quimica Geral
1-TITULO: MÉTODO DE SEPARAÇÃO
2-OBJETIVO
Conhecer métodos de separação de misturas homogêneas, através da destilação e misturas heterogêneas observando a eficiência da separação das fases.
3- INTRODUÇÃO:
A separação de misturas homogêneas. Única fase requer métodos diferenciados essas misturas podem ser compostas de componentes liquido gasoso ou ate mesmo sólidos. Misturas heterogêneas apresentam duas ou mais fases seus componentes podem ser distinguidos através da observação visual ou através de um microscópio.
3.1 MISTURA HOMOGÊNEA
Nesse tipo de mistura pode ser visualizada apenas uma fase de aparência homogênea, podendo ser uma mistura de gases, líquidos ou sólidos. Também podem ser chamadas de solução, podendo ser separadas apenas por processos químicos. A mistura entre água e álcool, por exemplo, é um caso de mistura entre líquidos. Já o ar, onde encontramos diferentes tipos de gases misturados nele, é um exemplo de mistura entre gases.
3.2 MISTURA HETEROGÊNEA
Mistura que apresentam, geralmente, mais de um tipo de fase. Nesse caso. Os componentes da mistura podem ser separados por processos físicos. São exemplos de mistura heterogênea: água e areia; sal ou açúcar não dissolvido na água; granito. Mas há também os casos em que há apenas uma fase e mesmo assim são classificados como uma mistura heterogênea. É o que acontece com a mistura entre água e gasolina, que mesmo tendo uma única fase, ambas não se misturam.
3.3 PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Como na mistura homogênea é difícil afirmar com exatidão quantos são seus componentes, são usadas algumas informações como solubilidade e ponto de fusão para separá-los. Para separar misturas heterogêneas, é necessário algumas formas de separação: catação, peneiração, ventilação, levigação, imantação, dissolução fracionada, flotação, decantação, centrifugação, cristal fracionada, filtração e câmera de poeira. E para misturas heterogêneas: fusão fracionada,