QUIMICA GERAL
INTRODUÇÃO
A ligação iônica se dá por transferência de elétrons de átomos de baixa afinidade eletrônica para átomos de alta afinidade eletrônica. Como resultado as forças eletrostáticas atraem os íons de cargas postas.
O aspecto essencial da ligação iônica é a simetria eletrônica.
Se a transferência de um elétron de um átomo para outro fosse o único fator na formação de uma ligação iônica, o processo total raramente seria exotérmico.
Entretanto, isso propõe que os átomos estão infinitamente distante um do outro, o que não é assim. Os compostos iônicos são bastante estáveis e a razão para essa estabilidade é a atração entre os íons de cargas opostas. Essa atração mantém os íons unidos, liberando energia e fazendo com que eles formem um arranjo ou rede estável.
Uma medida da quantidade de energia necessária para a estabilização que se obtém quando íons de cargas opostas são agrupados em um sólido iônico é dada pela energia da rede. A energia da rede é a energia requerida para separar completamente um mol de um composto sólido iônico em íons gasosos.
A energia de rede entre duas partículas é dada por:
A energia de hidratação trabalha para favorecer a solubilidade do composto iônico e está relacionada com a força íon-dipolo. E constitui um processo exotérmico.
OBJETIVO
Encontrar a energia de dissolução molar para os compostos iônicos NaCl e o KCl.
Explicar a tabela que relaciona a energia de rede e de hidratação dos compostos iônicos mencionados anteriormente.
PARTE EXPERIMENTAL
A finalidade do experimento era encontrar a energia de dissolução dos compostos iônicos e explicar a relação entre Energia de Rede e Energia de Hidratação.
Os compostos escolhidos foram o NaCl e o KCl. Utilizamos aprximadamente 4 gramas de cada mais 50 ml de água destilada.
Para verificar a temperatura dos compostos dissolvidos, utilizamos um termômetro digital e, foi