ciencias
O uso intensivo dos recursos da natureza causa a devastação do patrimônio ambiental e ocorre atualmente em escala global.
Mas, as consequências da devastação afetam a todos, porém de maneira diferente.
Os países ricos são os maiores responsáveis pelos problemas ambientais que afetam toda a humanidade: abrigam apenas 20% da população mundial mas consomem 80% dos recursos naturais e energéticos do planeta.
As sociedades industriais modernas criaram um complexo sistema econômico que perturba profundamente o meio ambiente :
- Para que a produção industrial ocorra é necessário retirar do meio ambiente a energia e as matérias primas – o ambiente é duplamente afetado: primeiro pela retirada desses recursos , em grande parte não renováveis ; segundo, pela poluição originada durante sua produção.
- Os processos de produção industrial são atividades altamente poluidoras , afetando os solos, o ar e as águas , por meio de emissões de poluentes.
- O mercado consumidor polui o meio ambiente quando descarta, na forma de lixo, as embalagens ou os restos das mercadorias de origem industrial.
POLUIÇÃO DO AR
Ocorre por causa da atividade industrial e do lançamento, na atmosfera, de gases são produzidos pela queima de combustíveis fósseis (petróleo e carvão) expelidos dos veículos automotores e pelo desmatamento.
Chuva ácida
Segundo o Fundo Mundial para a Natureza, cerca de 35% dos ecossistemas europeus já estão seriamente alterados e cerca de 50% das florestas da Alemanha e da Holanda estão destruídas pela acidez da chuva.
Na costa do Atlântico Norte, a água do mar está entre 10% e 30% mais ácida que nos últimos vinte anos.
Óxido de enxofre + água = ácido sulfúrico.
Óxido de nitrogênio + água = ácido nítrico .
Ameaça para a vida vegetal (tanto para florestas como para a área agrícola) e animal, além de acelerar a corrosão de edificações e monumentos.
Atinge não apenas os lugares em que os gases foram emitidos: por causa da