quimica geral
Determinar a temperatura de fusão do m-nitro Benzaldeído e sua pureza.
1. PARTE EXPERIMENTAL
3.1 Materiais
Tubo de Thiele;
3 tubos capilares;
Bico de Bunsen;
Tubo de vidro aberto nas duas extremidades;
Termômetro;
Anel de Borracha;
Garra metálica;
Suporte universal.
1. Procedimentos
Primeiramente selecionou-se 3 tubos capilares com uma das extremidades fechada e introduziu-se uma determinada quantidade da amostra de m-nitro Benzaldeído. Para compactá-la deixou-se o capilar cair (com a extremidade fechada voltada para baixo) dentro do tubo de vidro, repetindo a operação até que todo o sólido se depositasse no fundo do capilar.
Depois de feito isto, o capilar com uma das amostras da substância foi fixado num termômetro com o auxílio do anel de borracha de forma que a parte inferior do capilar esteja no mesmo nível do bulbo do termômetro.
Para fazer o aquecimento da substância, um tubo de Thiele foi selecionado, no qual foi adicionado água de modo que o nível da água ficasse 3 cm acima de seu braço. Com o auxílio de uma garra metálica, o tubo de Thiele foi fixado no suporte universal de forma que seu braço ficasse em contato com o fogo proveniente do bico de Bunsen, pois desta maneira ocorrerá um aquecimento homogêneo no sistema.
Tendo preparado o capilar preso ao termômetro e fixado o tubo de Thiele no suporte universal com certa quantidade de água, introduziu-se o termômetro + capilar posicionando-o na mesma altura da saída de água do braço lateral do tubo de Thiele, ligou-se o Bico de Bunsen e anotou-se a variação da faixa de fusão para cada um dos capilares. Sendo assim, estes procedimentos foram realizados 3 vezes, sendo uma vez para cada amostra de m-nitro Benzaldeído.
1. RESULTADOS
Amostra
Temperatura inicial (°C)
Temperatura final (°C)
Média () (°C)
1
58,5
61,0
T1 = 59,75
2
56,5
59,0
T2 = 57,75
3
57,5
61,0
T3 = 59,25
Temperatura média final:
TM = = 58,92 °C
Observação: A temperatura inicial foi observada no