Quimica Geral
1. O íon fosfato é PO4 . Empregando a tabela periódica, faça a previsão das fórmulas dos seguintes fosfatos iônicos: de potássio, de alumínio, de césio, de magnésio e de rádio.
2. O decréscimo de energia de um sistema está associado a um aumento em sua estabilidade. O que causa a formação de uma ligação iônica é o decréscimo de energia dos átomos que se ligam para formar o composto.
Portanto a reação total é exotérmica e alto valor da energia da rede cristalina é o principal responsável para a estabilidade e formação de um composto ionico. O produto da reação entre potássio (Z= 9) e flúor (Z= 19) é o sal fluoreto de potássio (KF). E as energias envolvidas no processo são: Sublimação do potássio, K, H = 89,2 kJ mol-1, dissociação do flúor, F2 H = 158 kJ mol-1. A primeira energia de ionização do potássio é 419 kJ mol-1, e a afinidade eletrônica (∆H) do flúor é -333 kJ mol-1. A energia reticular do fluoreto de potássio (KF) é -826 kJmol-1. Calcule o ∆°H de formação do KF.
3. Considerando os dados da tebala abaixo:
a) Faça o ciclo de Born-Haber para o CaF2 indicando todas as etapas.
b) Utilizando o ciclo de Born-Haber calcule a energia de rede para este composto.
4. A ligação covalente consiste no compartilhamento de pares eletrônicos entre dois átomos e pode ser representada
–
–
-
por meio de estruturas de Lewis: a) Escreva a estrutura de Lewis para os seguintes ions BF4 , CN ,, ClO ; b) Escreva a estrutura de Lewis para a hidrazina, N2H4
5. O corpo humano contém aproximadamente 70% de água em massa. Na temperatura normal do corpo humano,
-7
37°C, a concentração do íon H+ em água pura é 1,54x10 mol/L. Qual o valor de Kw nesta temperatura?
-14
6. A 50°C o produto iônico da água, Kw,é 5,5 x 10 .Qual é o pH de uma solução neutra a 50°C?