Sistema Endócrino
Sistema Endócrino
Hipófise
A hipófise também denominada glândula pituitária, é uma pequena glândula com cerca de 1 cm de diâmetro. Aloja-se na sela túrcica ou fossa hipofisária do osso esfenoide na base do cérebro. Do ponto de vista fisiológico, a hipófise é divida em duas partes distintas: o lobo anterior ( adeno - hipófise) e o lobo posterior (neuro - hipófise). A adeno-hipófise possui origem de células epiteliais, enquanto neuro - hipófise possui origem nervosa.
Neuro-Hipófise
Também chamado de Hipófise posterior, é conectado à parte do cérebro chamada de hipotálamo através do infundíbulo. Os hormônios são feitos nos corpos celulares dos nervos posicionados no hipotálamo, e estes hormônios são então transportados pelos axônios das células nervosas em direção à hipófise posterior. O hormônio produzido pela Neuro-Hipófise é a Ocitocina, ela tem a função de promover as Contrações musculares uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação
Consequências da:
Falta da Ocitocina:
Palidez, Diminuição da Libido, da capacidade de ejacular, da capacidade do orgasmo (nas mulheres), da lubrificação da glande durante a relação sexual, estresse, entre outros.
Superprodução da Ocitocina:
O excesso causa Hiponatremia que é o transtorno dos sais presentes no sangue no qual a concentração de sódio no plasma sanguíneo é menor do que o normal.
Adeno-Hipófise
Também chamado de Hipófise anterior, é derivado do ectoderma oral e é composto de epitélio glandular. Através da conexão vascular da hipófise anterior com o hipotálamo, o hipotálamo integra sinais estimulatórios e inibitórios centrais e periféricos para os cinco tipos fenotipicamente distintos de células da hipófise.A adeno-hipófise produz o hormônio, do crescimento cuja sua função é estimular o crescimento e a reprodução celulares em humanos e outros animais vertebrados. E também o hormônio Prolactina
Consequências da:
Falta do (a):
Hormônio do