quimica geral
1. Introdução
A titulação é um método que determina o valor da concentração de soluções aquosas de ácidos e/ou de bases. Para essa determinação, temos dois procedimentos experimentais: titulação mediante o uso de indicador ácido-base; titulação potenciométrica em que o pHmetro irá monitorar a mudança do pH da solução, devido a reação ácido-base, mas para tanto deverá estar calibrado.
(RUSSEL, 1994)
No experimento da aula prática utilizou-se o método da titulação potenciométrica. O procedimento geral da aula determinou a quantidade de ácido acético pela adição de uma quantidade equivalente da base hidróxido de sódio.
(MAHAN, 1995; MYERS, 1995)
Na titulação de uma solução de um ácido de concentração desconhecida, um volume medido do ácido é adicionado a um frasco e um titulante, uma solução de concentração conhecida da base, é adicionada com uma bureta até o ponto de equivalência, que é o ponto onde números iguais de equivalentes de ácido e base foram adicionados. Porém, o pH próximo ao ponto de equivalência muda rapidamente com a adição de pequenas quantidades de titulante, assim, um aumento considerável de pH fornece uma indicação clara do ponto de equivalência.
Uma curva de titulação consiste na representação gráfica dos valores de pH que o titulado vai adquirindo em função do volume de titulante adicionado, assim, o ponto de equivalência situa-se no meio da variação brusca do pH e corresponde ao ponto de inflexão da curva, ponto em que a curvatura muda de sentido. (CHANG,
2006)
2. Objetivos
O objetivo da aula prática era realizar experimentalmente uma titulação, medindo os valores de pH conforme adicionava-se volume de titulante e construir uma curva de titulação, observando assim seu ponto de equivalência.
2
3. Materiais
Ácido Acético 0,1 mol/L;
Hidróxido de Sódio 0,1 mol/L
Béquer de 100 mL;
Agitador magnético;
Barra magnética;
pHmetro;
Proveta de 50 mL;