Quimica -Estruturas Atomicas
Capitulo 2
Paginas 42 a 45 - Exercicios (1, 2, 3, 8, 11 e 20)
A afirmação de Dalton é contestável, porque hoje sabemos que não tem como os elementos de um átomo serem idênticos em massa, pois, as partículas que compõem esse átomo são o próton, quem tem massa relativa igual a um, o nêutron, que tem massa semelhante e o elétron, que tem massa desprezível.
Porque o modelo atômico de Thomson não definia um núcleo, ele apresentava uma massa de carga positiva e com partículas menores de carga negativa. Este modelo foi descartado porque, durante o experimento de Rutherford foram observados desvios de partículas alfa superiores a 90º, algo que seria possível somente com a existência de um núcleo carregado eletricamente.
Esse fenômeno pode ser explicado a partir do modelo de Bohr, pois Bohr propõe matematicamente que, em um átomo existem regiões onde os elétrons se acomodam, e da a essas regiões o nome de camada ou nível energético. Um elétron somente passa à um nível superior quando absorve determinada quantidade de energia, e quando esse elétron volta ao seu nível ele libera a energia anteriormente adquirida em forma de luz.
Atividades de Revisao
Capitulo 3
Paginas 60 e 61 - Exercicios (7, 9, 10, 11, 13, 14, 17, 18 e 24)
Se observarmos os períodos da tabela periódica, saberemos que os elementos presentes em cada um deles tem, em camadas, o número equivalente ao do período, assim, temos noção de como dispor os elétrons corretamente para cada camada.
São a quantidade de elétrons presentes no ultimo nível energético de cada elemento.
S- 3º período, coluna 16 -1s²,2s²,2p6,3s²,3p4
Ge-4º período, coluna 14-1s²,2s²,2p6,3s²,3p6,4s²,3d10,4p²
O Ferro (Fe) é um elemento do 4º período, da família dos metais de transição, na coluna 8 da tabela periódica.
2 elétrons da camada de valência.
O grupo 1 tem apenas uma elétron de valência, o grupo 2 tem dois elétrons de valência e o grupo 17 tem sete elétrons na