Quimica - Bases
ITPAC – Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
BASES
Jonathas Borba
Jair Estorque
Anderson Gustavo
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa sobra a substância química Base (também chamada de álcali). Nessa pesquisa é apresentada sua definição, seu uso, seus riscos e as suas classificações. O intuito principal dessa pesquisa é a obtenção de nota na matéria de Química 1, do 1° Período de Engenharia Civil, e obtenção de conhecimentos a respeito das bases.
Palavras-chave: Base. Química. Engenharia Civil.
Introdução.
Uma base, também conhecida como álcali, é qualquer substância que libera exclusivamente o ânion OH- (hidroxila ou oxidrila) em solução aquosa. Soluções que possuem essa configuração química dizem-se básicas ou alcalinas. As bases possuem baixas concentrações de iões H+ sendo considerado base as soluções que tem, a 25 °C, pH acima de 7. Possuem sabor adstringente, ou popularmente cica, e são empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros. Muitas bases, como o hidróxido de magnésio, são fracas e não trazem danos. Outras como o hidróxido de sódio, são corrosivas e sua manipulação deve ser feita com cuidado.
2. Definição. A caracterização mais antiga das bases parte de sua ação sobre o tornassol, um indicador ácido-base que fica vermelho em ácido e azul em bases. Portanto, bases eram consideradas as substâncias que mudam para azul a cor do tornassol vermelho. A definição de base como uma substância que, em solução aquosa origina como ânions exclusivamente os íons de hidroxila, foi proposta por Arrhenius em 1887 e adotada pela Química Clássica. A presença da hidroxila explica o sabor, a ação sobre os indicadores e sobre os ácidos, e a condutibilidade elétrica de suas soluções. A teoria de Arrhenius limita-se a substâncias que reagem em meio aquoso e não explica o comportamento básico de algumas substâncias,