admistração
CRITÉRIO 1
Respeitar e apoiar a proteção dos direitos humanos expressos na Declaração
Universal dos Direitos Humanos e outros documentos relacionados ao tema.
Área: Direitos Humanos
Tema: Respeito aos direitos humanos
EMPRESA
BANCO DO BRASIL
PORTE
GRANDE
SETOR DE ATUAÇÃO
FINANCEIRO
TÍTULO DA PRÁTICA
PROGRAMA PRÓ-EQUIDADE DE GÊNERO
RESUMO
A Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece, em seu Artigo II: “Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição”.
A entrada de funcionários no Banco do Brasil é feita por meio de concurso público, o qual respeita normas da legislação brasileira e não permite selecionar o sexo do candidato. A tabela salarial é única para todos os funcionários, independentemente da cor, sexo, estado civil ou qualquer outra variável. Apesar disso, porém, foi identificada a sub-representatividade de funcionárias, sobretudo na ocupação de cargos mais elevados.
Diante do fato, o Banco do Brasil aderiu, em 2006, ao Programa Pró-Equidade de Gênero 7, da Secretaria
Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, que tem como objetivo “o desenvolvimento de concepções e procedimentos na gestão de pessoas e na cultura organizacional para alcançar a equidade de gênero no mundo do trabalho”.
O Banco do Brasil foi premiado em março de 2009 com o selo Pró-Equidade de Gênero, pois cumpriu no mínimo 70% das ações planejadas.
EXEMPLOS DE AÇÕES QUE PODEM SER IMPLANTADAS NESSA PRÁTICA
• Inclusão do compromisso com a equidade de gênero no Planejamento Estratégico;
• Realização de levantamentos, pesquisas e censos para identificação de perfil da empresa, com inclusão dos
itens