quimica analitica
O aumento da temperatura não modifica significativamente as solubilidades do Hg2Cl2 e AgCl, enquanto o PbCl2 tem sua solubilidade aumentada. Tal comportamento é utilizado na prática para efetuar a separação analítica do chumbo. Mesmo à temperatura ambiente a solubilidade do PbCl2 não é muito baixa, o que pode provocar a não precipitação completa dos íons chumbo, sendo, portanto analisado também no grupo I. A quantidade de íons chumbo que passa para o Grupo I pode ser reduzida por resfriamento e utilizando excesso de HCl.
Bibliografia: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAh-kAB/apostila-completa-analise-cations?part=7
Introdução Teórica
Para fins de análise qualitativa sistemática, os cátions são classificados em cinco grupos, tomando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes. Pelo emprego sistemático desses assim chamados reagentes de grupo (que são específicos de cada grupo), podemos tirar conclusões sobre a presença ou ausência de grupos de cátions e também separar tais conjuntos para uma analise posterior.
Grupo I - Os cátions deste grupo formam ppt com ác. Clorídrico diluído. Os íons deste grupo são: chumbo, mercúrio (I) e prata.
Grupo II - Os cátions deste grupo não reagem com ác.clorídrico, mas formam ppt com ác. Sulfídrico em meio ácido mineral diluído. Os íons desse grupo são: mercúrio (II), cobre, bismuto, cádmio e chumbo.
Grupo III - Os cátions deste grupo não reagem nem com ác. Clorídrico nem com ác. Sulfídrico em meio acido mineral diluído. Todavia formam