Quimica analitica
CURSO DE FARMÁCIA
MÉTODOS ESPECTROANALÍTICOS:
ESPECTROSCOPIA DE ABSORÇÃO DO ULTRA-VIOLETA VISÍVEL EM MEDICAMENTOS.
São Luis
2011
MÉTODOS ESPECTROANALÍTICOS:
ESPECTROSCOPIA DE ABSORÇÃO DO ULTRA-VIOLETA VISÍVEL EM MEDICAMENTOS
Trabalho apresentado à Curso de Farmácia da disciplina de Química Analítica para obtenção da segunda nota.
Profª. Angela Mª Mousinho
São Luis
2011
SUMÁRIO
Introdução
Objetivo
Composto a ser identificado
Técnica usada
Condições utilizadas no equipamento
Resultados
Referências
INTRODUÇÃO
Diclofenaco ou Diclofenaco, comercializado como Voltarem e Cataflan entre outros, é um antiinflamatório não-esteróide (AINE) com ação, sobretudo analgésica e antiinflamatória, não sendo usado especificamente como antipirético mesmo tendo esta ação. Apresenta-se nas formas químicas de sal sódico, sal potássico, e de complexo com colestiramina (uma resina de troca iônica). Atribui-se a pronunciada ação analgésica, antiinflamatória e antipirética do diclofenaco, principalmente, à inibição da enzima cicloxigenase, responsável pela produção de prostaglandinas e tromboxano a partir do ácido araquidônico. As prostaglandinas são importantes mediadoras da inflamação, da dor e febre. (ALONZO, 2001)
Em vários modelos animais e in vitro foi testada a atividade dos metabólitos originados do diclofenaco. O 4-hidroximetabólito é importante quanto à atividade; de acordo com o modelo animal, este possui ação antiinflamatória ou analgésica 20 a 40 vezes menor que a substância inalterada. (ALONZO, 2001)
Intoxicações por medicamentos alcançam o primeiro lugar entre os agentes tóxicos envolvidos em atendimento medico em serviços de urgência e emergência no Brasil, sendo muitos dos casos relacionados as tentativas de suicídio ou envolvendo crianças e idosos que se expuseram a doses acima da terapêutica, resultando em concentrações toxicas