QUIM SANITARIA - periodicidade
IPUC
Engenharia Civil
Química Sanitária
RELATÓRIO 2
4 – Periodicidade Química
Professora: Eliane do Nascimento
Alunos: Ana Luisa de Macedo Gatto Matrícula: 456151 Victor Henrique Pereira Santana Matrícula: 461841
INTRODUÇÃO
Baseada numa lei, estabelecida a partir da teoria de que os elementos emitiam "raios-x" com frequências distintas e relacionados a um número (número atômico), a periodicidade química afirma que "as propriedades dos elementos químicos não são arbitrárias, mas dependem da estrutura do átomo e variam, de maneira sistemática, com o número atômico".
DESENVOLVIMENTO
A prática consiste na determinação de reações de várias misturas, através da fenolftaleína (indicador ácido-base). Caso a mistura apresente coloração rosa, o meio está básico ou alcalino e caso não apresente coloração, o meio está ácido.
A condição da reação é observada a partir do pH. Calculado através das fórmulas pH = -log [H+], para ácidos (onde o pH é inferior a 7) e por pH = - log [OH-], para bases (onde o pH é superior a 7).
Ácido é toda substância que em água produz o cátion H+. Quando um ácido entra em contato com a água, ele se ioniza e libera H+. Identifica-se um ácido com a presença de um H+ no lado esquerdo da fórmula.
Base é toda substância que em água produz o ânion OH- (hidroxila). Quando uma base entra em contato com água, ela se dissocia e libera OH-. Identifica-se uma base pela presença de OH- no lado direito da fórmula.
PRÁTICA
1ª Experiência: Reação dos metais ativos (coluna 1A) com água
a) Uma pequena porção de sódio (Na) foi adicionada a uma certa quantidade de água, num béquer. Ao reagir, foram adicionadas algumas gotas de fenolftaleína e o meio apresentou-se com coloração rosa, significando que está básico.
2 Na (s) + 2 H2O ---> 2 NaOH + H2
b) Agora utilizando uma pequena porção de potássio (K), a reação