Quilombos
SERVIÇO SOCIAL
ALEX COSTA DE OLIVEIRA
MOVIMENTOS QUILOMBOLA
Capanema-PA
2011
ALEX COSTA DE OLIVEIRA
MOVIMENTOS QUILOMBOLA
Trabalhos apresentados à disciplina Atividade Interdisciplinares como requisitam de avaliação da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
Professores: Lisnéia Rampazzo, Giane, Gleiton Lima e Rosane.
Capanema-PA
2011
1- INTRODUÇÃO
O que são quilombos? Como surgiram? Cultura quilombola, preconceitos na sociedade.
1- Enfrentando o preconceito
Em uma sociedade de cunho capitalista, estas comunidades sofrem uma certa descriminação ético-racial, pois uma grande grande parte da sociedade brasileira não teve uma educação voltada para a aceitação das diversidades culturais existentes no mundo.
Para que seja amenizado este preconceito em relação as sociedades quilombolas, devem ser criadas em nosso pais políticas – publicas, principalmente nas instituições educacionais (onde é formada a ética básica do cidadão) envolvendo esta sociedade, onde se deve conscientizar os brasileiros que as diferenças culturais, religiosas, políticas entre outras, existem e devem ser respeitadas de forma que todos interajam sem descriminação e com um respeito mútuo.
Quando pensamos em quilombos ou em comunidades quilombolas, logo vem em nosso pensamento uma sociedade de escravos negros e refugiados. Esta é uma herança cultural que nos foi passada de longas datas, pouco nos aprofundamos neste assunto, pouco sabemos sobre o cotidiano destas sociedades.
Os quilombos não pertencem somente a nosso passado escravista, tão se configuram como comunidades isoladas. No tempo e no espaço, sem qualquer participação em nossa estrutura social.
2- MOVIMENTOS QUILOMBOLA
Ainda percebemos que a sociedade negra esbarra na falta de conhecimento, estando alinhada apenas em relatos de seus antepassados ou nas