Quilombo Dos Palmares
Curso de Graduação em Psicologia
Disciplina: Relações Étnicas e Raciais do Brasil
Professora: Célia Bispo
Aluna: Sheila Silva dos Reis RA: C3224G-3
Turma: PS2A33
RESENHA
QUILOMBO
QUILOMBO. Produção: Augusto Arraes. Escritor e diretor: Carlos Diegues. Gênero: Drama. Co-produção brasileira e francesa de 1984.Tempo:119 min.
Quilombo é um filme de 1984, seu roteiro foi baseado nos livros Ganga Zumba, de João Felício dos Santos e Palmares, de Décio de Freitas.
O filme se inicia com um escravo sendo torturado até a sua morte, assistido por uma escrava que derrama lagrimas. Porem, o filme não segue a tendência de vitimização dos escravos, ele mostra como os escravos se organizam para formar e manter “o mais célebre dos quilombos”.
Logo após mostra-nos um grupo de escravos que trabalham na lavoura e que decidem se rebelar e fugir. Atacam o senhor do engenho e seus capangas, roubam suas armas e partem para as montanhas nordestinas onde estaria instalado o Quilombo dos Palmares. O filme apresenta Palmares como “a terra dos homens livres” para onde fogem os negros que não querem ser escravos. Lá, o grande líder dos escravos era Ganga Zumba, que com a ajuda de sua esposa e seu melhor amigo fizeram o Quilombo prosperar.
Passados muitos anos, Zumbi, que havia sido seqüestrado e vendido como escravo para um padre, volta para as montanhas. Lá foi nomeado como o guerreiro do seu povo. Ao longo do tempo foi aprendendo com Ganga Zumba todas as qualidades de liderança. Depois de muitos anos de conflito, Ganga Zumba aceita o acordo com os brancos e migra para Cacaú com uma parte dos quilombolas. Zumbi não aceita essa decisão e mantém seu grupo unido para mais uma batalha. Em Cacaú, Ganga Zumba morre envenenado. Mostra-se que em Janeiro 1694 o Governador da Capitania de Pernambuco atacou e venceu Quilombo dos Palmares, mas a derrota de Zumbi dos Palmares não significou o fim do Quilombo.
O filme nos mostra que durante todo o período em que a