questões
1. Marque a alternativa incorreta:
a) A intensidade da radiação solar que chega à superfície terrestre é função do ângulo de incidência dos raios solares. A radiação recebida e absorvida por unidade de área varia com a posição (sazonal) e a altura (diária) do sol.
b) Nos solstícios de junho e dezembro, a insolação é máxima nos círculos de latitude de 23º 27’ N e 23º 27’S, respectivamente.
c) A alternância das estações dos Hemisférios Norte e Sul deve-se à variação de inclinação entre o plano do equador terrestre e o plano da órbita da terra em torno do sol.
d) Nos equinócios de março e setembro a insolação é máxima no equador. Os dias e a noites têm a mesma duração (12h) em todas as latitudes.
e) *Após atingir o equilíbrio da duração do dia e da noite nos equinócios a duração do período de insolação aumenta diariamente para o hemisfério que entrou no outono e decresce diariamente para o hemisfério que entrou na primavera.
2. Com relação ao equilíbrio térmico do planeta, considere as seguintes afirmações:
I. A superfície da terra é resfriada via evaporação de água, emissão de radiação infravermelha (ondas longas) e condução mais convecção por meio de circulação direta.
II. A radiação de aquecimento (ondas curtas) e de resfriamento (ondas longas) desencadeia o processo de redistribuição de calor dentro do sistema Terra-Atmosfera.
III. A evaporação de água da superfície da terra e sua subseqüente condensação como nebulosidade forma um importante processo de transferência de calor, via calor latente.
IV. Parte da energia recebida do sol é convertida em energia cinética. A energia cinética é manifestada nos ventos, nas correntes convectivas e no deslocamento norte-sul das massas de ar.
São corretas:
a) *I e II e III
b) I, III e IV
c) II e IV
d) II, III e IV
e) Todas
3. Com relação à redistribuição da energia solar recebida pela superfície do planeta, é incorreto afirmar:
a) O aquecimento da