Questões
Por muito tempo acreditou-se q o sonho era uma mensagem auspiciosa, dirigida à pessoas que sonha, vinda de forças superiores, deuses ou demônios. O que levou Freud descobrir o objetivo e o significado dos sonhos foi o método psicanalítico da associação livre.
2 –É possível interpretar um sonho fora de um contexto analítico mais amplo?
Não é possível pq não sabemos o seu conteúdo. Considera-se que a pessoa esteja disposta a falar sobre o sonho. Acessar lugares escuros.
3 – Explique a relação entre o conteúdo latente e o conteúdo manifesto do sonho.
No conteúdo manifesto, o sonho é relatado e cujo sentido geral é obscuro. No conteúdo latente, o significado só aparece com toda clareza depois que o sonho é decifrado a partir das associações do paciente. Eles estabelecem conexões estreitas a partir do significado que liga um ao outro e que a analise consegue revelar. A natureza do processo psíquico que transforma o conteúdo latente em conteúdo manifesto e o torna irreconhecível, e tbem sobre a operação inversa realizada pela analise do sonho que decifra o sentido manifesto para descobrir seu sentido latente.
4 –Explique. O sonho é a realização (disfarçada) de um desejo (reprimido).
Na maioria das vezes, o conteúdo dos sonhos parece inconsciente e a primeira vista não tem nenhum sentido, pois a realização do desenho dissimulada. O Trabalho do sonho tem o papel de transformar os pensamentos do sonho de tal modo que a realização do desejo não aparece no relato do sonho. E cabe ao trabalho de analise efetuar a operação inversa para recuperar o sentido dos pensamentos.
Toda a nossa atividade psíquica parte de estímulos internos e externos e termina em inervações. Atribuímos ao AP.P uma extremidade sensorial, e uma motora. Na sensorial encontra-se um sistema que recebe as percepções; na motora um sistema que abre as comportas da atividade motora. Devendo o aparelho psíquico constituir-se