Questões sobre tipos de manutenção
1 – Qual a conseqüência de uma manutenção corretiva? a –aumento do volume de produção; b – redução do estoque de peças; c – atendimento do programa de produção; d – aumento de hora extra; e – baixo tempo de paralisação de máquina.
Resposta: Letra D, porque com uma manutenção corretiva, devido uma falha na máquina, a mesma deve ficar parada até seu reparo interrompendo o fluxo de produção, necessitando a realização de hora extra para repor o tempo sem produção.
2 – Quais os possíveis resultados de uma análise por TMF (tempo médio entre as falhas) para programar uma manutenção? a – reparo desnecessário ou uma falha catastrófica; b – reparo necessário ou incidente com pequeno impacto; c – não é necessário reparo e não há defeitos; d – quebra da máquina sem possibilidade de reparo; e – máquina não apresenta nenhuma faha.
Resposta: Letra A, porque pode ser feita uma manutenção sem necessidade desperdiçando dinheiro e peças ou a máquina apresentar defeito antes do previsto necessitando de uma ação corretiva.
3 – Qual a diferença da manutenção preditiva quando comparada com as manutenções preventivas e corretivas? a – tempo elevado para conclusão do reparo da máquina; b – reparo imediato da máquina; c – análise estatística dos dados para programar o intervalo entre as manutenções; d – acompanhamento freqüente da variação de algum parâmetro da máquina; e – análise critica do defeito para definir se a manutenção deve ocorrer.
Resposta: Letra D, porque com o acompanhamento freqüente / sistemático de algum parâmetro da máquina, é possível identificar o momento de perda de eficiência e agir de maneira correta fazendo com que não haja perda em rendimento até a realização da manutenção preventiva programada (manutenção completa da