Questões sobre teoria dos sistemas
1. O que é Teoria Geral de Sistemas?
A Teoria Geral dos Sistemas, não busca soluções práticas para os problemas, mas sim formula conceitos para a aplicação empírica segundo Bertalanffy. A teoria parte dos seguintes pressupostos: - possui tendências para integração das ciências naturais e sociais; - orientam-se rumo a T.G.S.; - buscam a integração na educação científica. E se fundamenta nas seguintes premissas: - os sistemas existem dentro de sistemas; - os sistemas são abertos; - as funções de um sistema dependem de sua estrutura.
2. Explique as origens da Teoria de Sistemas. A Teoria de Sistemas foi desenvolvida a partir dos estudos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, onde ele critica a visão que se tem do mundo dividida em diferentes áreas, como Física, Química, Biologia, Psicologia, Sociologia etc. São divisões arbitrárias e com fronteiras solidamente definidas. Sua teoria afirma que se deve estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependência de suas partes. A água é diferente do hidrogênio e do oxigênio que a constituem. O bosque é diferente das suas árvores.
Seus pressupostos básicos são cinco: i. Existe uma tendência para a integração das ciências naturais e sociais; ii. Essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas; iii. A teoria dos sistemas constitui o modo mais abrangente de estudar os campos não-físicos do conhecimento científico, como as ciências sociais; iv. A teoria dos sistemas desenvolve princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, visando ao objetivo da unidade da ciência; v. A teoria dos sistemas conduz a uma integração na educação científica.
3. O que significa a abordagem sistêmica?
A abordagem sistêmica se opõe as teorias mecanicistas, que dividem os organismos em partes, como por exemplo, dividir os organismos em células, em moléculas e assim por