Questões sobre sociologia industrial
Gustavo de Gouveia Silva
Questões dos textos que faltavam.
Texto 2
1- Uma mercadoria é composta por dois aspectos diferentes: sua utilidade para o usuário, que é o que lhe permite ser objeto de uma TROCA; e seu poder de obter certas quantidades de outras mercadorias nessa troca. Como podemos definir de acordo com o texto 2, “Processo de trabalho e processo de produzir mais-valia”, esses dois fenômenos?
R. Processo de trabalho é aquilo que determinado trabalhador está vendendo como força de trabalho; o comprador o compra afim de obter determinado resultado proveniente desta força de trabalho.
Processo de produzir mais-valia é o processo que o capitalista usa para acumulação de capital, através da produção de mercadorias que lhe servem não só apenas como valores de troca ou de uso.
2- Em uma empresa o capitalista representa o dono do capital, o acumulador do capital, ele fornece os meios de produção e os recursos necessários para produção de uma determinada mercadoria, qual o outro fator necessário para o funcionamento do ciclo de produção? E qual a relação dele com o capitalista?
R. O trabalhador que fornece a força de trabalho, sem ele de nada adianta o capitalista ter os meios de produção, e através dele é que o capitalista obtém o lucro que almeja.
3- Qual o nome do excedente de capital proveniente diferença entre o valor do produto e o valor do capital envolvido no processo de produção?
R. Lucro, obtido através da Mais-valia.
Texto 7
1- Cite duas maneiras que o capitalismo industrial usa para fazer as pessoas trabalharem mais.
R. Incentivando o trabalhador a produzir mais visando um aumento no salário; e controlar o tempo de trabalho do empregado, visando menos interrupções, meio-expedientes e etc.
2- Explique resumidamente o principio de Babbage.
R. O principio defendia a divisão de trabalho, o parcelamento da produção de determinado produto, passando não mais a ser produzido por um único mestre