Questões sobre ética e deontologia
SUBTEMAS: A especificidade do conhecimento ético; a ética como conhecimento sobre o que é conveniente para ter uma vida boa (de modo geral); o bom enquanto conveniente para o bem; a complexidade da vida humana: autodetermina-se, os critérios opostos do bem, o bem não é absoluto.
Compreensão da Ética e da Moral a partir da sua etimologia. Alguns dos traços distintivos que a Ética tem da Moral.
QUESTÃO OPINATIVA: Será que podemos usar os termos ‘ética’ e ‘moral’ indistintamente no interior de uma frase?
Não, embora os 2 conceitos sejam muitas vezes usados como sinónimos, estes, em rigor não têm o mesmo significado:
A moral é o conjunto de normas obrigatórias reconhecidas por um grupo social;
A ética é a reflexão sobre os fundamentos (justificação) e os princípios que regem a constituição das normas, propondo fins e ideias a realizar tendo em vista o aperfeiçoamento do SH.
OBJETIVOS:
- Definir Ética e Moral;
- Relacionar as definições entre si;
- Distinguir a Ética da Moral.
RESULTADOS ESPERADOS:
- Escreva, com palavras suas, uma definição de Ética e Moral que ocupe no máximo 10 linhas;
Ética Deriva do termo grego êthos = lugar onde se guardam os animais; lugar onde se brotam os atos, a interioridade dos Homens. Assim, a ética define-se como o lugar onde brota a ação – o foco interior de onde surgem os atos (interioridade). O agir do sujeito moral reside na intenção da ação, a qual brota da razão que a pensa. A ética procura no ato o que é mais pessoal e refletido, numa palavra fundamentado. É autónoma (compreende o sujeito em si, sendo por isso também pessoal), é descritiva (permite a escolha de caminhos a partir da descrição explicativa de seleção de ações que permitam atingir determinado fim), é reflexiva (questiona e produz um raciocínio do porquê da regra moral ser obrigatória; permite também criar um discurso que explica porque é que uma certa ação é melhor e mais adequada para se ter). Refere-se à pessoa e