Questões sobre peixes
01. (FUVEST) Dê quatro características que distinguem os peixes cartilaginosos dos ósseos.
R:.Peixes cartilaginosos têm esqueleto de cartilagem, boca ventral, têm válvula espiral e não têm bexiga natatória. Peixes ósseos têm esqueleto ósseo, boca anterior ou terminal, não têm válvula espiral e possuem bexiga natatória.
02. Analisando um peixe ósseo, um estudante verificou a presença de uma bexiga natatória e de linhas laterais nos dois lados do corpo do animal. Qual a função dessas estruturas?
R:. A bexiga natatória tem função hidrostática, facilitando a flutuação; as linhas laterais têm função sensorial, permitindo a percepção de vibrações e de variação de pressão do meio. 03. (UNESP) "Cientistas ingleses disseram ter descoberto os restos de um dos primeiros tubarões. Os fósseis encontrados datam de 25 milhões de anos antes do que se acreditava. A impressão, a partir dos achados, é que os tubarões desta época não tinham mandíbulas."(O ESTADO DE S. PAULO, 17/02/98, pág. A-12.)a) Qual é o grupo de vertebrados que não possuía mandíbulas e que, provavelmente, antecedeu aos peixes? Cite um exemplo de um animal desse grupo.
R:. Ciclostomados (Agnatas). Ex: lampreias e feiticeiras ou peixes-bruxa.
b) Qual a grande vantagem da aquisição de mandíbula pelos peixes. R:. Facilitou a vida livre já que os agnatas são parasitas, Os peixes com mandíbula podem abocanhar suas presas e, como predadores, apresentam maiores chances de sobrevivência no ambiente aquático, além de proporcionar melhor chance de defesa.
04. (UNICAMP) Muitas espécies são introduzidas em um ambiente sem que haja uma avaliação de riscos associados a essa prática. Isso tem acontecido em larga escala com peixes em todo o mundo. “A truta arco-íris já foi introduzida em 82 países, uma espécie de tilápia em 66 países e a carpa comum em 59 países”.
(Ciência hoje, 21 (124) 36-44, 1996)
Caracterize os peixes quanto à anatomia do coração e quanto ao tipo de sistema respiratório.
R:. O