Questões sobre os sofistas
Professora: Nádia Gadelha
Curso/Turno: Direito/Noturno
TRABALHO DE COMPOSIÇÃO PARA A NOTA DE GQ1
1-Disserte como os ensinamentos dos sofistas podem ser úteis no nosso cenário contemporâneo, considerando o exercício da cidadania.
Mesmo com todo o pré-conceito e por terem sido alvos de vários desaforos e críticas, os sofistas foram importantes à cidadania. Foram considerados os primeiros professores remunerados que existiram. Conhecidos por suas habilidades argumentativas e persuasivas, porém causava desconfiança aos olhos dos inimigos. Por terem adquirido esse “dom”, forneciam métodos às pessoas, as quais poderiam lhe pagar, para ajuda-las no desenvolvimento de argumentos.
2-O que é ser cidadão para os sofistas?
Ser cidadão pelo ponto de vista sofista significava que é, primeiramente, algo que se é por convenção. Portanto, é possível aprender a ser um cidadão. E por meio da educação seria possível ser um cidadão virtuoso.
3-Qual a crítica dos socráticos ao pensamento sofista? Você concorda?
Os socráticos eram contra os sofistas por acreditarem que as habilidades de argumentação que seus inimigos “forneciam” aos interessados na época eram utilizadas para se aproveitar dos demais. Por isso, os socráticos afirmavam que o sofista perdia a liberdade de pensamento, pois seria obrigado a auxiliar quem o remunerasse.
Concordo em parte com os socráticos, pois pela habilidade sofista de persuasão, e dependendo do caráter deste sofista, era provável que o mesmo seria um aproveitador ou charlatão. Mas discordo por ter percebido que o aparecimento sofista também foi importante à sociedade nesse ponto de vista de aprendizagem, que passaria por uma evolução e adaptação até tornar a figura do professor que temos hoje.
4-O que significa o cosmopolitismo para os sofistas diante do pensamento dos atenienses?
O termo cosmopolitismo, para os sofistas, adquiriu o sentido mais objetivo de “ser cidadão”. Logo, diante do pensamento dos