Questões sobre Kant
A começar pela ideia de lei moral, onde ele afirma que veio inteiramente do homem, já a igreja diz que a lei moral parte de Deus e que o homem nao e autonomo, eu concordo que Deus tenha criado uma lei moral mas o ser humano tambem cria sua propria lei, e seus valores, baseados ou nao nos de Deus. Um exemplo seriam as regras sociais ("morais") onde começam certos tipos de preconceitos - racismo, MACHISMO... rsrs depois Kant tbm fala que Deus, livre arbitrio e vida eterna nao existem, sao apenas uteis para "forçar as pessoas a serem boas".
1º. se ele nao acreditava na vida eterna, pq nao foi em busca da ataraxia como os epicuristas?? ele nao deveria "curtir" a vida ja que ela simplesmente se acaba para sempre.
2º. se nao acredita no livre arbitrio, algo ou alguem nos controla o que prova a existencia de Deus.
3º. ainda em relaçao ao livre arbitrio, se nao existe, ele nao tinha consiencia de seus atos (a unica explicaçao para ter dito tanta besteira), era apenas uma especie de fantoche.
E para piorar a situaçao ainda cria o idealismo- redefine o conceito de verdade, adequando-a as nossas ideias. (absurdo!!!) e tem ainda as duas coisas que o fascina- o ceu estrelado acima de mim e a lei moral dentro de mim. Uma contraditoriedade pois o ceu estrelado- que segundo a folha representa a ciencia moderna (objetiva) que é o oposto da lei moral dentro de mim (subjetiva), os dois sao dogmatismos pois ate mesmo a ciencia(empirismo) que sao ideias provadas, podem ser falsas.
Na parte: nao faras aos outros oque nao queres que te façam. e:tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei vos a eles. Nao sei se interpretei corretamente, mas penso ser a diferença entre nao fazer o mal e fazer o bem,"como senao queres ser roubado nao roube" e, "se queres que te ajudem qndo precisar, ajude quem precisa", e nao so deixar de fazer algo que piore o mundo, e fazer algo para melhora-lo. segundo as