Questões sobre inflação
A inflação no Brasil passou a ser controlada em 1994, com a criação do Plano Real, que, entre outras coisas, investiu no controle dos gastos públicos e conseguiu estabilizar a economia do país.
2. Qual o motivo das pressões inflacionárias das décadas de 1950/60?
Na década de 1950 e começo dos anos 60, apontava-se como principal fonte de inflação o Déficit do Tesouro. Basicamente o fator principal era o elevado déficit público, provocado pela necessidade de o governo suprir infraestrutura adequada de transportes, energia, saneamento, entre outros, para promover o desenvolvimento econômico do país.
3. Com base em que se deu o combate à inflação dos meados da década de 1960 até meados da década de 1970?
Deu-se em base da política monetária, fiscal e salarial.
Entre 1964 a 1973, a política de combate caracterizou-se, numa primeira fase (1964 -1966) por um tratamento que pode ser classificado como tratamento de choque, por meio de uma rígida política monetária, fiscal e salarial, enquanto, de 1967 a 1973, foi batizada como uma política gradualista, que correspondeu ao combate de etapas planejadas. A decisão por Brasil, dificilmente podem suportar o custo social advindo de uma redução de crescimento e aumento de desemprego, que costumam resultar de uma política de tratamento de choque. 4. Quais os motivos das pressões inflacionárias de 1974 a 1979?
As crises do Petróleo, os elevados gastos públicos com programas de substituição de importações na área de energia, aço, bens de capital e minerais não ferrosos. 5. Qual a visão de inflação da corrente inercialista? Quais medidas foram tomadas a partir dessa concepção?
Ela defendia a tese de que a inflação brasileira seria basicamente inercial, razão pela qual as políticas de controle monetário encetadas até 1985 não conseguiriam reduzir a taxa de inflação. Consideravam que , desde que equacionada