Questões sobre Homem, Sociedade e Direito
R – O homem procura viver sempre em grupo de dois ou mais desde os primórdios da civilização, há uma certa atração, ou seja uma vontade de compartilhar os espaços de convivência e, se faz político por que uma vez parte destes grupos em que vive, assume direitos e deveres sendo político no exercício destes direitos e deveres. Embora de convivência com antagonismos e contradições, produção material e reprodução da vida, onde o homem aí sociedade.
2 – Como Platão Aristóteles e S. Tomaz de Aquino explicam o impulso de associativismo do homem?
R – Para Platão o homem é a alma que esta no corpo para pagar as culpas, transitoriamente, e volta a seu caráter de absoluta espiritualidade, depois de purificada. Chegando a perfeição a partir da contemplação das idéias, chega a felicidade no lugar metafórico “celeste”. O homem é Ser livre e imprevisível, ou seja, fenômeno contingente. Para Aristóteles o homem é alma e corpo e, é ligado aos vínculos sociais, sozinho não pode satisfazer suas necessidades, somente com a ajuda de outros ele se completa, já Santo Tomas de Aquino, considera uma anomalia o homem viver isolado, ou por algum acidente, ou seja por muita virtuosidade queira viver retirado, ou alienado mentalmente. È exceção o ser isolado do homem, o ser social e político é regra.
3 – Qual a parte comum entre os contratualistas quanto a interpretação da sociedade humana?
R – Concordam com a interpretação platônica do fundamento da sociabilidade, sustentavam que a sociedade é tão só um produto de um acordo de vontades, ou seja, de um contrato hipotético celebrado entre homens.
4 – Por que segundo Thomas Hobbes, o “homem era o lobo” do próprio homem?
R – Ele defendia que o homem não possui instinto natural de sociabilidade, por sua natureza é um ser mau e anti-social, por isso cada homem encara seu semelhante como um concorrente que precisa ser dominado.
5 – Qual a solução , conforme Hobbes para