Questões sobre Hegel
Explicite as manifestações do espírito segundo Hegel? 2) Qual é o objeto da Filosofia do Direito?3) Segundo Hegel, como se manifesta a Filosofia do Direito?
4) Como Hegel explica a relação entre querer, liberdade e direito?
5) Como Hegel aborda as relações entre Direito e Estado ético?
Respostas:
Quando se afirma algo (tese), o contrário está pressuposto no que vem afirmado (antítese), e da contraposição entre a afirmação e a contraposição surge a síntese. Segundo Hegel, é da essência do pensamento a existência dessas três fases. Toda vez que nosso espírito afirma A, implica, necessariamente, a posição de não A. Essa contraposição assinala o dinamismo do espírito e representa a força intrínseca de seu processo.
A Filosofia do Direito de Hegel passará, então, a representar um desafio intelectual no sentido de identificar uma possível relação entre a ordem e a liberdade, com vistas na construção de uma estrutura institucional ao mesmo tempo que funcional, profundamente ética, ao mesmo tempo que organizada, protetora das liberdades individuais, estas são conquistas da modernidade.
O que Hegel pretende fazer entender é que a razão ordena o real, de modo a que este real se faça racional. O sentido de organização, de ordenado, de idealizado decorre exatamente da intervenção do homem como ser racional sobre a realidade. E, de fato, Hegel mesmo se importa em dizer que essa sua manifestação é essencial para a compreensão de suas ideias. O idealismo hegeliano é um conjunto de ideias consistente, uma vez que consciente de suas consequências, e consciente ainda da resistência que causaria para muitos.
Hegel prossegue o pensamento de Kant. O direito é o lugar da liberdade. Para Hegel como para Kant, o direito continua a ser a única forma de existência da liberdade, e a razão o critério da sua validade. Entretanto, Hegel procura relacionar esses conceitos dialeticamente, introduzindo a categoria da historicidade do direito e da