questões sobre Freud
ESCOLA SUPERIOR DE ARTES E TURISMO
TEATRO – 7° PERÍODO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – PROF. CAROL CAREGNATO
MONIK PÉTALA ASSI
FREUD
1. Freud observou que o recalque da sexualidade era a causa de muitas doenças nervosas. Poderíamos propor como solução para esse problema a redução no nível de rigidez da educação moral das crianças, evitando assim o recalque?
Para entender esta questão, primeiro, precisamos compreender que antes de qualquer intervenção da sociedade e sua moralidade, o indivíduo – através do ego que se encarrega de operar o recalque natural e necessário para a sobrevivência deste – já possui forças internas que trabalham em favor desta moralidade. Freud nos elucida que o recalque é natural e saudável para o ser humano. Como seria possível viver em um mundo entregue às pulsões? Não seria. No entanto, o seu uso abusivo na educação pode levar a consequências mais graves como no caso das neuroses.
2. O que significa “sublimar uma pulsão”?
A sublimação é a forma saudável que nosso inconsciente encontra para que uma pulsão seja socialmente aceita, ou por uma necessidade própria do indivíduo, tirando o foco de um alvo sexual para um dessexualizado. Por exemplo, na fase da pulsão oral, a criança sente prazer na sucção do leite materno e na fase adulta, sente prazer em falar muito, cantar ou beijar. A energia continua a ser sexual mas o seu objeto não. É através da sublimação que as ciências, as artes, os esportes, por exemplo, se desenvolvem. 3. Quais são as características das pulsões que permitem a elas se sublimar?
Por não apresentarem um objeto específico ao qual se direcionar, as pulsões parciais tem como característica atingir seus objetivos por diversos caminhos socialmente aceitáveis e úteis. Portanto, através da pulsão sexual, o indivíduo finalmente busca direcionar seu foco em um objeto preciso e, facilmente, poderá alcançar outros fins que não os sexuais.
4. O que é transferência?
As