Questões sobre fisiologia e anatomia
1. Cite as características que devem ser observadas durante a inspeção geral do paciente.
Na inspeção geral, o paciente deve ser examinado de frente, de costas e de ambos os lados. Deve-se atentar para a postura, simetria corpórea, atitudes e capacidade de movimentação. Deve-se tomar distância suficiente para se ter visão global do indivíduo. Quando o paciente está de costas, observar a postura da cabeça e verificar o alinhamento com o tronco. Os ombros devem ser simétricos e estar à mesma altura, ficando a cabeça implantada, centralmente, na cintura escapular.
2. Quais os sinais durante o exame físico que podem demonstrar dor durante a inspeção geral do paciente?
Podemos observar a presença de movimentos involuntários exarcebados e tremores de repouso secundários a lesões neurológicas centrais e que podem levar a contraturas músculo-esqueléticas indesejáveis. O exame físico detalhado é importante na avaliação do paciente com dor. O paciente pode estar usando equipamento para auxílio de deambulação, assim como ter dificuldade para deambulação ou mesmo estar em cadeira de rodas ou maca. A inspeção do local da dor pode revelar dados importantes, principalmente quando relacionados com a história. Alteração da cor da pele, deformidades, crescimento do pêlo e unha, sudorese, aspecto da pele (esticada, lisa), edema e espasmos musculares são observados. A palpação da região dolorosa traz muitas informações sobre as características da dor. As contraturas musculares são detectadas através da palpação digital, com a qual podemos encontrar pontos-gatilhos. Durante a palpação, é possível detectar alodínia, hipoestesia, contratura muscular e massas tumorais. A percussão e a ausculta podem ser úteis para algumas doenças.
3. O que é dedo de baqueta de tambor e qual a sua importância?
Os dedos em baqueta de tambor são uma hipertrofia das pontas dos dedos das mãos e dos pés, com uma perda do ângulo de saída da unha