Geografia: Economia do Brasil
Trabalho de Geografia: estudo econômico histórico e atual do Brasil
Alunos:
VICTOR DUTRA FERREIRA Nº 42
ARTHUR AUGUSTO SOARES Nº 01
LUCAS THEODORO GUIMARÃES DE ALMEIDA Nº 26
GABRIEL BARBOSA DORIA Nº04
GUILHERME AUGUSTO BALTHAZAR Nº12
LUIGI ALMEIDA MARAZZI Nº27
Professor: André Carvalho
RESPONDER ÀS SEGUINTES QUESTÕES TENDO POR BASE O MATERIAL DISTRIBUÍDO EM SALA DE AULA:
1) Baseado na reportagem sobre taxas de inflação nos governos FHC, Lula e Dilma, faça uma análise a respeito da política cambial dos mesmos. Pesquise e faça uma análise a respeito do comportamento ATUAL do dólar no Brasil e no mundo.
FHC
Fernando Henrique combateu intensamente o aumento de preços utilizando-se do câmbio, mantinha o real mais valorizado que o dólar dessa forma, as importações aumentaram no setor econômico brasileiro. Apesar de baratear os produtos importados, os produtos nacionais encareceram dificultando a competitividade com os estrangeiros, além do rombo que foi aberto no saldo comercial do Brasil à época (22 bilhões de reais). FHC tentou ajustar os problemas de saldo através de um ajuste fiscal, sendo tarde demais as taxas de juros aumentaram juntamente com os impostos que acabou por fim, estagnando a economia.
LULA
Já a estratégia de Lula foi o aumento dos preços a fim de diminuir a inflação num longo prazo. Lula estabilizou a inflação, dessa forma reajustando os valores cambiais disparou o setor de exportações do país. Com isto, as taxas de juros diminuíram e as importações se tornaram mais baratas com o cenário econômico mais estável e controlado, houveram investimentos estrangeiros no setor produtivo brasileiro o que permitiu também um aumento do consumo, emprego e renda do povo. Mesmo havendo um pequeno retrocesso em relação a inflação durante a crise financeira internacional de 2008, a economia naquele momento havia crescido 2% em relação ao ano