Questões sobre filosofia grega
* Sócrates, filósofo grego do século V a. C., foi identificado como modelo de filósofo. Por quê? Qual a razão dos conflitos desencadeados pela presença de Sócrates, que o levou inclusive à morte?
Sócrates vivia de maneira humilde, andava descalço pelas ruas de Atenas, tinha como método o dialogo, conduzindo o discípulo à descoberta da verdade, conforme se tratava de um adversário a contrariar ou um discípulo a instruir, assumindo a posição de quem aprendia, multiplicando as perguntas até encontrar evidente contradição (Ironia socrática) ou multiplicando as perguntas a fim de gerar um conceito da questão inicial, respectivamente. Isso fez com que Sócrates fosse considerado como modelo de filósofo. Quando preso foi acusado de não acreditar nos Deuses gregos, introduzir novos Deuses e de corromper a juventude. Apesar da acusação o tribunal não queria condená-lo, tendo sua fuga facilitada ou sua pena perdoada caso ela abdicasse sua filosofia, com as duas opções negadas por Sócrates, que preferia a morte a ter que se calar, ele foi condenado a ingerir a cicuta (um veneno comum na época) aos 70 anos.
* A filosofia foi um “salto intelectual” ou um “avançar das condições reflexivas” na sociedade grega a partir dos séculos VII e VI a.C. Como o desenvolvimento da Polis (Cidade-Estado), as viagens marítimas, o domínio e consolidação da escrita, da moeda e do calendário influenciaram para seu surgimento?
Todos esses fatores contribuíram para o nascimento da filosofia por exigir um desenvolvimento do raciocínio crítico de cada um. O calendário permitiu a medição do tempo pelas estações do ano e a alternância entre os dias e as noites, causando uma percepção do tempo como algo natural e não como potência divina. A escrita, fixa a palavra proporcionando que outras gerações saibam do pensamento de seus ancestrais, o que exige uma postura diferente de quem a escreve, um pensamento com mais rigor e clareza o que estimula o espírito