Questões sobre filme A Vila - Positivismo
Departamento de Psicologia Data: 08/08/2014
Disciplina: Filosofia Professor: Tales
Estudante: Gisele Cristine Meneghelli Turma: 125n
Questões referentes ao filme “A Vila”
1- Descreva o cotidiano da Vila.
2- Quais regras davam coesão aos moradores da Vila?
3- Quais relações pode-se fazer entre a Vila e a teoria de Comte?
4- De que maneira o equilíbrio na Vila foi alterado?
Respostas:
1. Era uma vila formada por famílias, em que ao seu redor, só havia floresta. Seus habitantes possuíam medo constante de que “aqueles que não mencionamos” (criaturas místicas que moravam nas florestas e que seriam perigosos, segundo os anciãos) invadissem a vila e trouxessem a morte de seus entes e a “cor ruim” (a que atrairia as criaturas) era o vermelho, havendo assim, uma aversão pelas pessoas pela cor e pelos objetos vermelhos. Era administrada pelos anciãos, pessoas de idade mais avançada, que teriam iniciado o vilarejo. A vila era carente de remédios, vivia um isolamento em relação às outras sociedades, as vestes das pessoas eram como se pertencessem ao passado e não havia a devida capacitação profissional necessária para a manutenção da vila.
Em suma, a vila é uma ilusão criada pelos anciãos para que a população permaneça isolada, para isso, criam as criaturas “aqueles que não mencionamos”. A ideia da criação da vila, seria manter a inocência, longe da violência, etc.
2. A principal das regras, impostas pelos anciãos, era não ultrapassar o limite da vila com a floresta. Essa regra se justificaria, pelo fato, de que se as pessoas não ultrapassassem o limite do território da vila, “aqueles que não mencionamos” também não invadiriam a vila. Regra esta que ao trazer coesão ao comportamento dos habitantes, traz também medo e insegurança.
A regra subsequente, muito inteligente por sinal, seria não ter e não deixar visível nada que tivesse a “cor ruim” (vermelho), pois atrairia as criaturas do mito.