Telenovelas - um produto em uma relação subjetiva com o Realismo da literatura brasileira.
E.E.E.M.I. Prof° Willian Rodrigues Rebuá
Camila Araujo Vilas Boas
Resumo
Este, é um estudo que visa expor como, subjetivamente, as telenovelas introduzem características do Realismo (período da literatura brasileira no qual os escritores mostravam o caráter social e psicológico de personagens abordando temas polêmicos para com a sociedade da segunda metade do século XIX) em seus enredos. Fazendo uma relação entre as telenovelas e características do Realismo, mostraremos como essa mídia exerce influência no estilo, linguagem e comportamento das pessoas que, supostamente apreendem valores e ideologias cultuadas, além da influência que a sociedade exerce nas tramas das telenovelas.
Palavras-chave: Telenovelas, literatura, Realismo, influência, linguagem
Introdução
Assistir novelas é um hábito quase que cultural dos brasileiros. Estas, que possuem descendência dos folhetos de córdeis, e tanto em seu começo - na radionovela -, quanto mais tarde - na telenovela - apresentou tendências dos estilos literários Romantismo e o Realismo, este último até os dias de hoje.
As telenovelas expõem os problemas sociais em linguagem coloquial, sempre procurando polêmica para arrematar os telespectadores, não contrariam o que a sociedade acredita, criticando situações desprezadas pela mesma a fim de aproximar o telespectador da sua realidade, atingindo seu público-alvo, e ganhando cada vez mais audiência.
Expressando os fatos, escolhemos dois exemplos de telenovelas, Salve Jorge e Amor à vida, ambas exibidas pela Rede Globo a serem interligados e discutidos com duas obras do Realismo da Literatura Brasileira, escritas por Machado de Assis. Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro, que fazem parte da "trilogia realista" do autor.
As novelas, escritas, respectivamente por Glória Pérez e Walcyr Carrasco, mostraram elementos de persuasão e "coincidências" com a realidade em