Questões intrigantes
projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explicito, com um compromisso definido coletivamente. (...) Propicia a vivência democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício da cidadania.(...) Preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão.
(MELO NETO, 2001, p. 27)
Assim, podemos considerar que responsabilidade social é uma ação coletiva, mobilizadora, à medida que valoriza a cidadania, promove a inclusão social e restaura a civilidade. Em outras palavras, pode-se aplicar a responsabilidade social a educação quando a forma de gerir se dá através de uma cão transparente, de forma crítica e sustentável com toda a comunidade escolar.
Através de ações de responsabilidade social, como: preservação de recursos ambientais e culturais para futuras gerações, respeito a diversidade e promoção da redução das desigualdades sociais, a escola estimula todos os públicos com que se relaciona ao exercício pleno da cidadania, contribuindo através de uma gestão participativa e eficaz desenvolver capacidades que se permitam intervir na sociedade para transformá-la.
A participação e a democratização num sistema público de ensino é a forma mais prática de formação para a cidadania. A educação para a cidadania dá-se na participação no processo de tomada de decisões. [...]