Questões - Fluxo real e monetário
1. Mostre o funcionamento do fluxo real e monetário (fluxo circular da renda) de uma economia.
O fluxo circular de renda mostra as transações e a interação entre os indivíduos e as empresas na economia. No fluxo real da economia os indivíduos são os detentores de um fator produtivo, mão de obra, recursos naturais ou trabalho e oferecem este fator para as empresas, para que possam produzir bens e serviços, que serão oferecidos para os indivíduos. O fluxo monetário ocorre quando ao fornecer seu fator produtivo, os indivíduos recebem uma remuneração, os salários, que permitem adquirir os bens e serviços produzidos pelas empresas.
Os dois fluxos, real e monetário fazem a ligação entre empresas e as famílias. 2. Como se dá a identidade entre as três óticas de medição do nível de atividade econômica de um país.
A identidade entre as três óticas de medição do nível de atividade econômica de um país se dá através da Renda Nacional, Produto Nacional e Despesa Nacional.
Renda nacional é composta pelo somatório de toda a renda recebida pelos indivíduos em um determinado período de tempo.
Produto nacional é o valor total resultante da produção feita pelas empresas de bens e serviços ao utilizar o conjunto dos fatores produtivos.
Despesa nacional é se os indivíduos destinarem toda a sua renda para o consumo, adquirindo bens e serviços produzidos pelas empresas. Despesa nacional é composta pelo somatório de todos os pagamentos efetuados na aquisição de bens e serviços. O valor da Renda Nacional é igual ao valor do Produto Nacional, que é igual ao valor da Despesa Nacional.
3. Defina o valor agregado (ou valor adicionado)? Por que no cálculo do produto total deve ser considerado apenas os bens e serviços finais e não deve ser incluído no cálculo os bens intermediários?
Valor agregado ou valor adicionado é o valor que se adiciona ao bem em cada etapa do processo de produção, é o valor adicional que adquirem os bens e serviços ao serem