Questões de Meningite
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
QUESTÕES MENINGITE:
1 - A menor apresenta meningoencefalite causada por bactéria (pelo resultado do exame do LCR – xantocrômico, hipoglicorraquia, hiperproteinorraquia, leucócitos = 2.600/mm³). Está sendo reservatório e fonte de infecção até 24 - 48h do início do tratamento com os antibióticos específicos. Deve-se atentar para os contactantes próximos à paciente e investigar necessidade de profilaxia/quimioprofilaxia. A susceptibilidade para meningite é geral, no entanto, crianças menores que 1 ano e adultos maiores que 60 anos são mais susceptíveis a doença.
2 - Os sinais de irritação meníngea é o resultado do processo inflamatório da leptomeninge, bem como da raiz dos nervos raquidianos provocando o que chamamos de radiculite. Desse modo, ocorre um comprometimento meníngeo decorrente da compressão de exsudato purulento sobre os nervos raquidianos resultando em sinais clássicos: rigidez da nuca, sinal de Brudzinski e Kerning e fotosensibilidade. Rigidez de Nuca ( Pescoço Duro): Esse é um sinal precoce. Qualquer tentativa de flexão da cabeça é difícil devido a espasmos nos músculos do pescoço. A flexão vigorosa causa dores intensas. Sinal de Kerning: Quando o paciente está deitado com a coxa flexionada sobre o abdome, a perna não pode ser estendida completamente. Sinal de Brudzinski: Com o pescoço do paciente flexionado, efetua-se a flexão dos joelhos e dos quadris, quando a extremidade inferior de um lado é flexionada passivamente, vê-se um movimento semelhante na extremidade oposta. Fotosensibilidade: Sensibilidade extrema à luz (causas não esclarecidas).
3 - Febril: por apresentar um processo inflamatório. Hipohidratadas: decorrente de várias causas, como sudorese excessiva e vômito. Rigidez de nuca: inflamação da raiz dos nervos (radiculite). Cefaleia intensa: aumento da PIC (Pressão Intracraneana). Sinais de irritação meníngea presente: Sinal de Kerning positivo, Sinal de Brudzinsk positivo