Questões de Macroeconomia
2. Defina Oferta Agregada e Demanda Agregada de bens e serviços e indique quais as hipóteses que cercam esses conceitos, dentro do modelo keynesiano básico.
Demanda Agregada (DA) é a soma dos gastos dos agentes macroeconômicos (Consumo das famílias, gastos das empresas com Investimentos, Gasto do Governo e Despesas líquidas do setor externo).
Oferta Agregada (OA) é o valor total da produção de bens e serviços finais colocados à disposição da coletividade num dado período.
Dado que o modelo keynesiano básico trata apenas do curto prazo, temos que a oferta agregada não é afetada pelo investimento que as empresas estão fazendo, dependendo exclusivamente dos fatores de produção existentes (hipóteses de fatores fixos de produção), de modo que a oferta agregada potencial permanece constante. Com isso, as alterações do nível de equilíbrio da renda e do produto nacional devem-se exclusivamente às variações da demanda agregada de bens e serviços, o que é chamado de Princípio da Demanda Efetiva.
3. Do que depende a demanda de Investimentos em bens de capital?
O Investimento depende diretamente da eficiência marginal do capital, que é a rentabilidade esperada do projeto, e inversamente da taxa de juros de mercado.
4. Explique, por meio de um exemplo, como opera o multiplicador keynesiano de gastos.
Digamos que o governo contrua uma ponte. Ao contratar a empresa de engenharia, os donos desta empresa vão fazer gastos, seja por consumo ou por investimento, ao contratar novos funcionários e comprar matérias primas. Os funcionários, ao receber seu salário, consumirão boa parte deste, sendo que seus gastos serão rendas para outros agentes, que por sua vez gastarão parte dos vencimentos recebidos e assim sucessivamente. Desta forma o gasto do governo na construção da ponte gerará gastos sucessivos por parte dos demais agentes da economia. Supondo que a fração de gastos por parte de cada agente do total de renda adicional recebida seja constante