Questões de Historia
2- Os principais movimentos nacionalistas que se desenvolveram na Europa no início do século XX foram
Pan-eslavismo – Política estimulada pela Rússia, defendia a união de todos os povos de origem eslava da Europa oriental, aproveitando-se da fragmentação do Império Otomano, incluindo os que estão sob domínio do Império Austro-Húngaro.
Pangermanismo – Ideal defendido pelos alemães, propõe a formação de um bloco de países de origem germânica.
Revanchismo francês – O sentimento de revanche se desenvolveu a partir de 1871 quando a França foi derrotada pelas tropas de Bismark, que completam a unificação alemã, tomando as regiões da Alsácia-Lorena, rica em carvão e minério de ferro e coroaram o rei Guilherme I da Prússia imperador alemão em Paris, em 18 de janeiro de 1871 na Sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes, em Paris.
3- Grandes potencias firmaram tratados de aliança entre si, com o objetivo de somar forças para enfrentar os rivais, em 1907 se dividiu assim: Tríplice Aliança: formada pós Alemanha, Áustria e Itália; Tríplice Entende: formada por Inglaterra, França e Rússia.
4- A partilha das terras da África e Ásia, na segunda metade do século XIX, gerou muitos desentendimentos entre as nações europeias. Enquanto Inglaterra e França ficaram com grandes territórios com muitos recursos para explorar, Alemanha e Itália tiveram que se contentar com poucos territórios de baixo valor. Este descontentamento ítalo-germânico permaneceu até o começo do século XX e foi um dos motivos da guerra, pois estas duas nações queriam mais territórios para explorar e aumentar seus recursos. No